GERAIS
Monografia: Formatos de avaliação das visitas escolares em museus de Minas Gerais
Kelly Amaral de Freitas
Orientadora: Júnia Sales Pereira - DMTE/FAE/UFMG
-----------------------------------------------------------------------
Se você quer conhecer reflexões do prof. Régis Ramos (UFC) sobre a relação do consumo com os objetos de Museus, leia o texto:
--------------------------------------------------------------------------------
A palavra e o objeto - Magaly Cabral
--------------------------------------------------------------------------------------
Veja o que diz professor Ulpiano Bezerra em uma palestra na faculdade de Informação da UFMG, sobre museu e supermercado:
“Já repararam nas semelhanças entre supermercados e museus? Eles têm a mesma estrutura visual. Só que o supermercado é mais organizado e eficiente”, comparou Ulpiano. O museu passou a ser consumidor de produtos feitos fora dele, no chamado mercado simbólico. Os curadores não estão mais nos museus, são escritórios especializados. Fenômeno relacionado são as exposições blockbuster. Na exposição sobre o Monet, há alguns anos, compravam-se cartões-postais, bolsas e até os pratos que ele cozinhava. “Havia até mesmo telas do pintor”, brincou Ulpiano.
Se você quer compreender melhor essa ideia, leia o texto do Mário Chagas: NO MUSEU COM A TURMA DO CHARLIE BROWN.
---------------------------------------------------------------------------------
Você já percebeu os tecidos no Museu de Artes e Ofícios?
Se quer saber mais leia o que Teresa Cristina Toledo de Paula aborda.
Tecidos no museu: argumentos para uma história das práticas curatoriais no Brasil
-----------------------------------------------------------------------------------
Você colocaria um copo descartável em exposição museal?
Leia o texto:A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de história, do professor Francisco Régis Ramos.
Uma casa e seus segredos: a formação de olhares sobre o Museu Mariano Procópio.
Carina Martins Costa
http://cpdoc.fgv.br/mosaico/?q=artigo/uma-casa-e-seus-segredos-forma%C3%A7%C3%A3o-de-olhares-sobre-o-museu-mariano-proc%C3%B3pio
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Por que visitamos museus? Procuramos uma experiência estética ou queremos nos cultivar?
Contardo calligaris
http://contardocalligaris.blogspot.com/
-----------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo 1: http://www.youtube.com/v/2fKTFxjr_lk
Vídeo 2: http://www.youtube.com/v/uQXkX1yqLdg
Vídeo 3: http://www.youtube.com/v/XsafHYP8v6A
-----------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------
Educação e museus. Entrevista com a Profa. Dra. Júnia Sales Pereira
Entrevista concedida aos professores Júlio César Virgínio ( Mestre em Educação e professor da rede particular de Ensino de Belo Horizonte) e Marco Antônio Silva (Mestre em Educação, autor de livros didáticos e professor das redes particular e municipal de Belo Horizonte.)
-----------------------------------------------------------------------------------------
Snoopy e a turma do Charlie Brown no museu
Vídeo 1: http://www.youtube.com/v/2fKTFxjr_lk
Vídeo 2: http://www.youtube.com/v/uQXkX1yqLdg
Vídeo 3: http://www.youtube.com/v/XsafHYP8v6A
-----------------------------------------------------------------------------------
Até o abril de 2011, essa página no Wikipedia apresenta uma breve constituição da plataforma blog.
Gostei muito do texto "No museu com a turma do Charlie Brown" confesso que a provocação do professor Ulpiano Menezes, apresentada na palestra foi o que me motivou mais a ler.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar!