Biblioteca


GERAIS
FORMATOS DE AVALIAÇÕES DAS VISITAS ESCOLARES EM MUSEUS DE MINAS

Monografia: Formatos de avaliação das visitas escolares em museus de Minas Gerais
Kelly Amaral de Freitas 
Orientadora: Júnia Sales Pereira - DMTE/FAE/UFMG




-----------------------------------------------------------------------

Se você quer conhecer reflexões do prof. Régis Ramos (UFC) sobre a relação do consumo com os objetos de Museus, leia o texto:


--------------------------------------------------------------------------------

A palavra e o objeto  - Magaly Cabral 


-------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja o que diz professor Ulpiano Bezerra em uma palestra na faculdade de Informação da UFMG,  sobre museu e supermercado:

“Já repararam nas semelhanças entre supermercados e museus? Eles têm a mesma estrutura visual. Só que o supermercado é mais organizado e eficiente”, comparou Ulpiano. O museu passou a ser consumidor de produtos feitos fora dele, no chamado mercado simbólico. Os curadores não estão mais nos museus, são escritórios especializados. Fenômeno relacionado são as exposições blockbuster. Na exposição sobre o Monet, há alguns anos, compravam-se cartões-postais, bolsas e até os pratos que ele cozinhava. “Havia até mesmo telas do pintor”, brincou Ulpiano. 

 

Se você quer compreender melhor essa ideia, leia o texto do Mário Chagas:  NO MUSEU COM A TURMA DO CHARLIE BROWN.



---------------------------------------------------------------------------------

Você já percebeu os tecidos no Museu de Artes e Ofícios?

Se quer saber mais leia o que Teresa Cristina Toledo de Paula aborda.
Tecidos no museu: argumentos para uma história das práticas curatoriais no Brasil


-----------------------------------------------------------------------------------

Você colocaria um copo descartável em exposição museal?

Leia o texto:A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de história, do professor Francisco Régis Ramos.
 

--------------------------------------------------------------------------------------

 Uma casa e seus segredos: a formação de olhares sobre o Museu Mariano Procópio. 

Carina Martins Costa 

http://cpdoc.fgv.br/mosaico/?q=artigo/uma-casa-e-seus-segredos-forma%C3%A7%C3%A3o-de-olhares-sobre-o-museu-mariano-proc%C3%B3pio

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Por que visitamos museus? Procuramos uma experiência estética ou queremos nos cultivar? 
  
Contardo calligaris 

http://contardocalligaris.blogspot.com/ 


 -----------------------------------------------------------------------------

Educação e museus. Entrevista com a Profa. Dra. Júnia Sales Pereira

Entrevista concedida aos professores Júlio César Virgínio  ( Mestre em Educação e professor da rede particular de Ensino de Belo Horizonte) e Marco Antônio Silva (Mestre em Educação, autor de livros didáticos e professor das redes particular e municipal de Belo Horizonte.)



-----------------------------------------------------------------------------------------

Snoopy e a turma do Charlie Brown no museu

Vídeo 1:  http://www.youtube.com/v/2fKTFxjr_lk
Vídeo 2:  http://www.youtube.com/v/uQXkX1yqLdg 
Vídeo 3:  http://www.youtube.com/v/XsafHYP8v6A 


-----------------------------------------------------------------------------------
 Até o abril de 2011, essa página no Wikipedia apresenta uma breve constituição da plataforma blog.

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto "No museu com a turma do Charlie Brown" confesso que a provocação do professor Ulpiano Menezes, apresentada na palestra foi o que me motivou mais a ler.

    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir

Este espaço só acontece com sua participação!
Deixe aqui seu comentário!