domingo, 9 de agosto de 2009

Justificativa

JUSTIFICATIVA(S)

O presente projeto tem sua origem nas ações já em Curso na Faculdade de Educação da UFMG desenvolvidas em parcerias com vários museus e universidades, em especial aquelas voltadas à compreensão dos museus como ambientes educativos e socialmente vinculados às demandas de reflexão sobre a memória e o patrimônio.

Integra-se também às ações já em curso no Museu de Artes e Ofícios, preocupado com a sua função educadora frente a sociedade e com a relevância de assumir a tarefa de aprofundamento das oportunidades formativas oferecidas aos professores em situações de visitação escolar.

Tem como preocupação fundamental o atendimento da demanda de materiais voltados à qualificação profissional – de professores e educadores em museus – para consecução de programas educativos integradores entre museus e escolas.

Volta-se ao aprofundamento da proposta educativa de um dos museus mineiros mais significativos no cenário nacional, que tem capacidade de atendimento de 720 alunos por semana e 30 escolas atendidas por semana, com quatro dias semanais reservados à visita escolar, com demanda crescente e, sobretudo, com demanda qualificada por parte de professores quanto às potencialidades de abordagem de seu acervo e dos objetos sob sua guarda e difusão.

Durante o ano de 2008, o setor educativo do Museu de Artes e Ofícios recebeu 23.691 visitantes em visitas orientadas. Deste total 19.212 estudantes e 1441 acompanhantes são advindos de escolas da rede pública e particular de ensino, além de ONG’s e Universidades, conforme descrição abaixo:


-
Rede Municipal: 8555 estudantes e 649 acompanhantes,

-
Rede Estadual: 4072 estudantes e 251 acompanhantes;

-
Rede Particular: 4702 estudantes e 308 acompanhantes;

-
ONG’s: 1447 estudantes e 214 acompanhantes,;

-
Universidades Públicas: 153 estudantes e 7 acompanhantes;

-
Universidades Particulares: 283 estudantes e 12 acompanhantes.

Ao longo do referido período, foram distribuídos gratuitamente pelo MAO 15149 lanches para escolas da rede municipal, estadual, projeto EJA e SLU, recepção de grupos especiais, além de ONG´s carentes que visitaram o Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço só acontece com sua participação!
Deixe aqui seu comentário!