quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Projeto “Tematizando os Ofícios”

O Projeto “Tematizando os Ofícios”, em desenvolvimento no Museu de Artes e Ofícios, BH, visa à investigação das possibilidades de abordagem de temas e acervos museais e à formulação perspectivas de aprendizagem histórica, sua compreensão e investigação na visita escolar; afiniza-se às propostas de acesso ao uso do museu pela escola de forma reflexiva e protagonista pelo professor.
Prevê investigação da potencialidade educativa de objetos, problemas e contextos expositivos num Museu que tem o trabalho artífice e os ofícios como motes de constituição preferencial de seu acervo e de suas ações sócio-educativas.

Este projeto é desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da Universidade Federal de Minas Gerais (Labepeh) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas (Centro de Formação de Professores - Cefor) com a Universidade do Estado de Minas Gerais ( UEMG) e com o Museu de Artes e Ofícios ( MAO).

O produto final previsto no projeto é um CD room interativo contendo uma apresentação do Museu e do trabalho no e do Museu, propostas e atividades pressupondo abordagem temática da história, propostas de investigação de objetos, cenários e idéias, narrativas orais de pessoas adultas e idosas sobre os ofícios, sugestões de roteiros e de ações para educadores (do museu e da escola), dentre outros. Esta proposta dialoga com ações já em curso no Museu de Artes e Ofícios, sobretudo com as propostas de criação e exploração de novos percursos na visita educativa.

Afiniza-se também às oportunidades formativas disponíveis nas mídias digitais e funda-se numa visão aberta e plural da visitação escolar, com possibilidade de estabelecimento de recortes temáticos e substantivos da história no museu. Tem como fundamento a noção de parceria educativa - museu e escola - em torno de uma série de ações que se concretizam na visita escolar e que se desdobram em ações no momento pós-visita (tanto no museu quanto na escola) e que têm sua origem no pré-visita (nos dois ambientes).

Valoriza todos os sujeitos diretamente envolvidos na proposta educativa no museu (educadores, curadores, alunos) e tem como finalidade tornar a interlocução museu e escola mais sensível, pautada pela construção colaborativa de propostas e enriquecida com recursos de linguagem digital.

2 comentários:

  1. Muito interessante o blog de vocês. Vou utilizá-lo como mais uma ferramenta de formação, tanto para mim quanto para os meus alunos. Parabéns pelo excelente trabalho!

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  2. Quero convidá-los a seguir o blog das turmas com as quais trabalho: emvmhistoriaterceirociclo.blogspot.com

    Abraços,

    Merês (E.M. Vinicius de Moraes)

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