sábado, 20 de fevereiro de 2010

Memórias dos Ofícios


Memórias dos Ofícios, coordenado por Lana Mara de Castro Siman, integrado ao projeto Tematizando os Ofícios proposto pela Profa Júnia Sales Pereira e do qual também fazemos parte, visa à constituição de um acervo de memórias sobre as experiências do trabalho, através de coleta de depoimentos orais de idosos integrantes de programas de Educação de Jovens e Adultos - EJA que visitam o Museu de Artes e Ofícios.

Neste caso, as experiências de trabalho narradas pelos visitantes são concebidas como patrimônio cultural, compreendendo, na interface entre o Museu e os sujeitos que o visitam, as dimensões materiais e simbólicas da idéia do patrimônio.

Pretende-se que o acervo de narrativas orais seja utilizado em momentos de formação de professores da educação básica e dos agentes culturais dos museus. Essa ação envolve o tratamento do acervo já existente na instituição, a produção de novas entrevistas e o estudo sobre as possibilidades de exploração educativa do acervo de depoimentos orais, o que envolve também a promoção de reflexões e ações de capacitação de professores e agentes culturais de museus.

Tem como fundamento uma compreensão alargada de educação para o patrimônio, em que convergem as noções de história-memória e experiência histórica – através de um acervo específico, mas compreendendo os sentidos sociais e compartilhados do patrimônio cultural pelos sujeitos históricos. Objetiva, portanto, a criação de um acervo a ser disponibilizado a docentes da educação básica, e tem como justificativa educativa o valor formativo das trocas geracionais e da experiência social do trabalho no ensino de história.


Este projeto sobre as memórias a respeito de experiências de trabalho acionará memórias de alunos adultos/idosos de EJA sobre ofícios que exerceram ou ainda exercem e que têm seus objetos musealizados pelo Museu de Artes e Ofício.

Propomos que o ato de acionamento de suas memórias será apreendido e registrado quando esses idosos estiverem face a objetos musealizados como representativos de seus ofícios e face a mediação dos agentes culturais do museu e de seus professores. Posteriormente, tais depoimentos, construídos na urdidura da experiência humana do trabalho serão problematizados pelas operações de produção do conhecimento histórico.

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